Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Mazorca d' Assuntos
hoje ,dia do trabalhador, é dia de partilhar o meu primeiro dia como trabalhador .
Embora já tenham passado muitos anos ,recordo-me perfeitamente em que dia foi : 1 de Julho de 1988, tinha eu 14 anos e fui trabalhar nas férias de Verão .
Hoje não seria permitido alguem dessa idade trabalhar , mas na altura lá fui eu servir ás mesas numa casa de pasto mesmo junto de onde é hoje a Biblioteca municipal de Oeiras .
Não tenho a certeza, mas penso que foi num sábado , o meu pai foi com um amigo apadrinhar a minha estreia e tiveram logo direito á minha primeira "gaffe"!!
O amigo dele comeu ensopado de borrego ou coelho á caçador , e depois pediu um pouco mais (aquilo era o que se pode chamar uma casa de enfarta-brutos)e eu fiquei na duvida em relação ao que ele tinha comido, com vergonha de admitir que não sabia o que ele escolhido nada perguntei e trouxe o que eu julgava ter sido , falhei e trouxe o que não devia .
O meu ordenado era de 15 contos por mês mais refeições , quase que tirava o mesmo em "gorjas"!!! e se na altura se falasse em exploração infantil , o que se diria ás minhas 13 a 14 horas diarias de trabalho sem direito a folgas ? Foi um mês e meio non-stop , que era para saber o que custa a vida .
Passadas umas 2 ou 3 semanas já era eu que tinha a chave da tasca. Abria por volta das 9 horas ,ligava a maquina de café , colocava bebidas no congelador e repunha o que faltava no frigorifico, a seguir punha as mesas .O meu unico cliente da manhã era um senhor , já de idade, que vivia no bairro do corações e ia lá todos os dias beber o cafezito , dava sempre 2,50$ de gorjeta .
Por norma nessa altura aparecia a D Teresa com a cozinheira e a ajudante. Era a hora de eu ir com ela para o mercado de Algés fazer as compras .
Foi a minha primeira vez ...e ainda recordo muito aqueles 45 dias , as pessoas que lá iam , as relações que se ganhavam. Aquele restaurante enchia sempre do meio dia até ás 3 da tarde ,e os jantares tambem movimentavam bem .
Pelo meio dia vinha o pessoal que trabalhava na construção daquela urbanização , depois eram rendidos pelos funcionarios das oficinas camararias, mais tarde apareciam os empregados de escritorios e alguns professores .
Havia sempre alguem que se deixava ficar um pouco mais e aproveitava para trocar 2 dedos de conversa ,acabando por se misturar com os jogadores das cartas que surgiam sempre depois dos almoços para bater uma suecada e beber umas taças de vinho .
Os jantares tinham sempre outro tipo de "clientela", era os casais habituais , as familias que sempre apareciam , O" zéLuis " que era conhecido como o maluco de Paço de arcos que ia sempre lá "cravar uma sopa , entre outros !
Engraçado ..agora me lembro que vi o zé luis ha uns 2 ou 3 meses atraz no Rossio!!! Ele envelheceu , deve ter agora uns 38-40 anos mas ,ao que parece , continua a lutar contra a adversidade e a fazer a mesma vida de sempre.Ele ,que segundo rezavam as historias de rua , tinha sido deitado no caixote do lixo em criança e foi salvo já dentro do camião , onde ganhou a deficiencia no andar e o atrazo mental !!
Bom , as conversas são como as cerejas , e esta minha conversa com o meu blog já está a entrar nas encruzilhas de uma conversa entre pessoas . Afinal só ia falar do meu primeiro dia de trabalho